• Ana Paquete

Risotto de camarão

Atualizado: 9 de ago. de 2020




Sabe aquela receita que leva tempo, exige muita dedicação, mas que você ama fazer? O Risotto de Camarão é a minha receita favorita. E a cada dia que passa, procuro novas técnicas para me aperfeiçoar e proporcionar uma experiência inesquecível para quem o prova.


Porém o Risotto para mim não é somente uma receita, é uma lembrança muito boa.

Aprendi a fazer Risotto com minhas amigas em São Paulo, a Débora e a Flávia. A Débora me apresentou ao Risotto 4 queijos, já a Flávia me ensinou a aproveitar as cabeças e as cascas dos camarões para dar sabor ao caldo.

E assim, aprendendo algo aqui, outro ali, me apaixonei pelas diversas receitas do Risotto.

E o Risotto tem uma história interessante!

Risotto que significa "arrozinho" ou "pequeno arroz" é um prato típico da região norte da Itália, mas especificamente da Lombardia. Foi no século XI quando a Sicília era dominada pelos sarracenos, nome dado aos árabes ou muçulmanos que dominavam o norte da Itália, que trouxeram os grãos para serem utilizados na culinária.

Em 1574, foi criado o mais famoso Risotto, Alla Milanese, em uma festa de casamento.

De acordo com alguns registos, o criador do prato foi Valério di Fiandra, um artista responsável pela criação dos vitrais da Catedral da Basílica Metropolitana de Santa Maria Nascente, mas conhecida como "Duomo de Milão". Fiandra, também destacava-se pela arte da culinária.


Assim, quando sua filha resolveu casar, Fiandra ofereceu um jantar aos convidados.

Uma primeira versão da lenda diz que por ciúmes, durante a apresentação do prato Fiandra deixou cair por acidente uma certa quantidade de açafrão, simbolizando o "ciúme pelo casamento". Mas este pequeno incidente teve grande aceitação por todos os convidados. Dando origem ao "Risotto Alla Milanese".


Em outra versão, muitos acreditavam que Fiandra já usava o açafrão em seus vitrais para criar uma pigmentação amarelada e, que durante o intervalo do almoço, novamente por ciúmes, deixou cair um pouco, quase sem querer, do açafrão no preparo.

Independente de qual sua a verdade história, o Risotto é um prato que nos aquece o coração.

É daquelas receitas que simbolizam a união.

E hoje vou apresentar a minha receita de Risotto de camarão.

Já inicio com uma dica!

Nesta receita eu faço um caldo com as cabeças e cascas do camarão, para dar um sabor mais intenso.

Caso você não queira fazer este processo, queira um preparo mais rápido, poderá usar alguns caldos já prontos de camarão, marisco ou legumes.


Porém fazer o caldo com as cabeças e as cascas do camarão dá um sabor intenso ao seu Risotto.

Então vamos à receita?

E não esqueça de consultar nosso Dicionário de Cozinha, para conhecer os termos culinários diferentes entre Brasil e Portugal..

RISOTTO SABOROSO DE CAMARÃO

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

250 gramas de arroz para Risotto .

1,5 ml de água

500 gramas de camarão grandes

100 ml de vinho branco

1 cebola grande

4 dentes de alhos

Ramos de salsa

4 folhas de louro

1 pitada de paprica

1/2 limão

sal q.b.

pimenta branca q.b.

azeite q..b

1 colher de manteiga

100 gramas de queijo parmesão (opcional)

Modo de Preparo:

1. Limpe os camarões. E reserve as cabeças e as cascas. Eu limpo exactamente como mostra neste vídeo do Guia do Peixe.

2. Após limpar os camarões, passe rapidamente por água, e tempere com sal e limão. Reserve por 3 minutos.

3. Corte as cebolas em 4 partes e esmague os alhos. Não será necessário retirar as cascas dos alhos.

4. Em uma panela alta adicione um fio de azeite e refogue as cebolas e os alhos.

5. Em seguida adicione as cabeças dos camarões e as cascas e mistures. Tempere com sal, pimenta e uma pitada paprica. Deite as folhas de louro e alguns ramos de salsa. Coloque água (1,5 ml) e deixe ferver por 20 minutos, ou até incorporar todos os sabores. Cozinhe em lume médio.

6. Neste momento, na panela onde irá fazer o Risotto, adicione um fio de azeite e salteie o camarão por 2 minutos. Ele ficará com uma cor laranjada. Depois reserve.

7. Antes de terminar o tempo do caldo, experimente e veja se necessita de mais sal ou pimenta. O caldo deve estar saboroso, mas não muito salgado.

8. Não desligue o caldo, abaixe o lume para manter o líquido quente.

9. Volte a panela em que será feito o risotto, adicione um fio de azeite e deite a chávena de arroz, mexa, frite por uns instantes.

10. Em seguida, adicione o vinho, mexe um pouco e deixe evaporar o líquido.

11. Agora adicione uma concha do caldo e mexa o risotto. Espere secar um pouco, adicione mais uma concha do caldo e mexa. Sempre vá mexendo o seu risotto, desta forma será liberado o amido que o deixará cremoso. Mexa com movimentos leves.

12. Repita este processo até que seu risotto esteja no ponto. O ponto ideal do risotto é "al dente", ou seja, ele deve estar cozido mas com alguma firmeza na mordida. O arroz não deve cozinhar demais, pois acaba por ser desmanchar no cozimento. E nem deve estar duro demais. O tempo de cozimento leva cerca de 15 minutos.

13. Antes de finalizar o prato, mais ou menos por volta de 12 minutos de cozimento, acrescente os camarões e misture. Adicione a colher de manteiga para aveludar seu risotto e misture. Neste momento, se você quiser pode adicionar o queijo parmesão. Aqui fica a seu critério.

14. Seu risotto já está pronto para servir.

15. Sirva com lascas de parmesão e salsa bem picada.

Bom apetite.

DICAS:

1. A quantidade de arroz indicada para cada pessoa é de 60 gramas.

2. Já a quantidade de camarão fica a seu critério. Eu gosto de colocar muito camarão, então nas receitas utilizo sempre de 500 gramas para mais. Dê preferências aos camarões médios ou grandes, pois deixam a receita com mais sabor.

3. Utilize sempre o arroz específico para risottos. (arbório, carnaroli ou vialone nano).


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo