• Ana Paquete

Ratatouille com atum



Para o almoço de domingo, gosto de preparar um bom assado, ou uma massa para recordar a infância, mas hoje apetece-me um prato mais simples, porém saboroso.

Porque domingo é dia de ter mais tempo para a familia e curtir os bons mometos juntos.

Para isso escolhi fazer uma receita que preparo muitas vezes ao jantar, o Ratatouille com atum.

O Ratatouille é uma receita originária do século XVIII na região providencial de Nice, na França, é conhecido como um guisado de legumes criado por camponees e agricultores que precisavam usar a colheita dos vegetais frescos de verão.

Tão delicioso que pode ser também feito no forno.

Eu gosto de cortar os legumes em cubos pequenos, ficam mais macios e mais suculentos.



RATATOUILLE COM ATUM

Rendimento: 2 porções


Ingredientes:


2 bifes de lombo de atum fresco, 1 beringela 1 cebola picada em cubos 2 dentes de alho 1 pimento vermelho 2 colheres de sopa de polpa de tomate 25 ml de vinho branco Sal qb. Pimenta preta qb.

Manjericão fresco (opicional)

Modo de preparo:


Ratatouille:

1. Corte os legumes em cubos. 2. Numa panela aqueça o azeite (umas 3 colheres) e refogue a cebola, o alho e em seguida o pimento, por cerca de 5 minutos a lume brando. Mexa sempre para não queimar 3. Em seguida, acrescente a beringela, mais uma colher de azeite e deixe cozinhar por 2 minutos. 4. Tempere com pimenta e sal. 5. Adicione o vinho branco, misture bem e deixe evaporar o líquido. 6. Acrescente ao cozimento a polpa de tomate, que irá dar uma consistência ao guisado. 7. Repare que a mistura ficará um pouco espessa e, neste momento adicione a curgete. 8. Siga com o refogado por cerca de 7 minutos, ou até que todos os legumes estejam macios. 9. Reveja o sal e a pimenta. 10. Para finalizar o ratatouille, acrescente manjericão fresco e desligue o lume.


Atum:

1. Ao comprar o atum, peça para cortar em pedaços com a espessura de 1cm. Logo, poderá cortar em pedaços menores. 2. Com a frigideira bem quente, adicione o azeite, coloque os pedaços de atum, adicione sal e tape. 3. Deixe fritar 1 minuto de cada lado. 4. E seu atum já pronto.



DICA:

Se você prefere comer peixe bem passado, substitua o atum por salmão, ou outro peixe gordo. O atum bem passado pode ficar muito seco.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo