• Ana Paquete

Pudim de tapioca com doce de abóbora

Atualizado: 10 de jan. de 2021



Esse docinho é uma sucesso cá em casa!

Sabe aquela sobremesa rápida e fácil de fazer? Assim é o pudim de tapioca com doce de abóbora.

Até para quem não gosta muito de cozinhar mas não abre mão de um docinho, é uma receita muito prática.

Aqui faço sempre no verão, ou quando me apetece saborear um docinho de abóbora.

Há quem prefira comer o pudim e o doce separados.

Eu, gosto das duas formas.


Então, vamos conhecer a receita?



PUDIM DE TAPIOCA COM DOCE DE ABÓBORA

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Pudim: 300 ml de leite 200 ml de leite de coco 60 gramas de tapioca granulada 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (café) de essência de baunilha.


Ingredientes: 600 gramas de abóbora descascada e cortada em cubos 1 chávena de açúcar 5 cravos-da-índia 1 canela em rama 2 colheres de coco ralado (opcional)

Modo de Preparo:

Pudim: 1. Numa panela adicione o leite, o açúcar e o leite de coco e leve ao lume médio. 2. Quando começar a ferver, ou seja, subir as primeiras bolhas, diminua o lume e junte a tapioca. 3. Mexa por cerca de 3 minutos até engrossar um pouco e a tapioca ficar transparente. 4. Experimenta a tapioca, se as bolinhas estiverem cozidas pode desligar o lume. 5. Atenção: o pudim não deve ficar muito grosso, deve-se manter um pouco de caldo, a tapioca quando arrefecer absorve o caldo. 6. Transfira o creme ainda quente para 4 potes, deixe amornar e em seguida leve ao frigorífico.

Doce de abóbora:

1. Numa panela grande, coloque os cubos de abóbora, o açúcar, os cravos e a canela em pau. 2. Misture, tape e leve ao lume baixo. 3. Mexa de vez em quando com uma espátula para não pegar no fundo. 4. Cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que a abóbora fique macia e solte água para formar uma calda. 5. Passados os 30 minutos iniciais, abra e mantenha a panela em lume baixo, pressione os cubos de abóbora ou use a varinha para triturar o doce. Se tiver muita calda cozinhe por mais alguns minutos. Cuidado para não secar demais abóbora. Deixe um pouquinho de caldo, após o cozimento o doce irá absorver a calda e fica mais firme ao arrefecer. 6. Transfira o doce para um pote de vidro (ou compoteira) e deixe amornar. Feche e leve para o frigorífico.

Sirva o pudim de tapioca com o doce de abóbora bem fresquinho. É uma delícia.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo