• Ana Paquete

Iscas com elas

Atualizado: 27 de mar.



As finas tiras de fígado são habitualmente conhecidas por Iscas, enquanto Elas são as batatas, um prato tradicional da gastronomia de Lisboa que vem desde o século XIX até à atualidade. Há também a versão sem batatas Iscas sem elas, para serem apreciadas como petiscos ou, por exemplo, a rechear um pão como sendo uma sandes.


Nas minhas pesquisas sobre a história da receita, encontrei a tese de mestrado, As Iscas com Elas ou Iscas à Portuguesa, do Instituto Universitário de Lisboa, que aborda como um simples prato tornou-se símbolo e património gastronómico da cidade de Lisboa e sua relação com o turismo. Um dos pratos mais tradicionais da gastronomia com uma importância histórica. Recomendo a leitura.


Cá em casa, uma vez por semana preparo as Iscas com elas, dou preferências pelas batatas cozidas, mas em outras receitas são servidas fritas. Fica a gosto.

O que gosto neste prato é a sua simplicidade e sabor.

É daqueles pratos que nos fazem valorizar a simplicidade da vida.


No Brasil, também consumimos muito fígado, acompanhado de arroz, feijão e batata frita. Fica a aqui a sugestão para uma nova receita.


E vamos às Iscas? Lembre-se de consultar nosso "Dicionário da Cozinha" para os termos culinários diferentes entre Brasil e Portugal.


ISCAS COM ELAS

Rendimento: 3 porções


Ingredientes:

700 gramas de fígados (porco ou vitela)

600 gramas de batatas médias

4 dentes de alhos picados

1 cebola pequena cortada em rodelas

200 ml de vinho branco

60 ml de vinagre

50 ml de azeite

1 colher de manteiga

1 pitada de pimentão-doce

2 folhas de louro

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.


Modo de preparo.

1- Tempere as iscas o fígado com os alhos, o vinho branco, o pimentão-doce, as folhas de louro, dois ramo de salsa, sal e pimenta moída no momento. Envolva bem e deixe marinar de um dia para outro ou pelo menos 2 horas.

2- Descasque as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada com sal. Aqui eu gosto de colocar uma pitada de açafrão, fica a gosto.

3- Separe as iscas da marinada.

4- Leve uma frigideira ao lume, junte o azeite e a manteiga e deixe aquecer bem. Adicione a cebola as rodelas e em seguida as iscas, deixe-as fritar de ambos os lados..

5- Quando as iscas ganharem cor, adicione a marinada e deixe cozer em lume brando.

6- Já bem cozidas, retire as iscas e coloque num recipiente a parte.

7- Ainda na frigideira, junte o vinagre ao molho e deixar engrossar um pouco.

8- Verta o molho sobre as iscas e sirva com batatas cozidas, às rodelas, com salsa picada.


Bom apetite!


677 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo