• Ana Paquete

Bolo de fubá com erva doce e cardamomo

Atualizado: 19 de dez. de 2021



O BOLO DE FUBÁ é uma receita típica da culinária brasileira. Surgiu na época do Brasil Colónia, quando a cultura do trigo não era difundida, não havia plantações de trigo e a importação de farinha de trigo era muito alta. Assim o fubá substituía a farinha de trigo, e a receita presente nas grandes fazendas do nordeste e sudeste passou a ser divulgada por todo país.


Assim não há nenhuma vovózinha que não saiba fazer o bolo de fubá. E que não tenha ensinado a receita para filhas e netas.


Como também não há festa Junina sem bolo de fubá! Estas festas tradicionalmente realizadas no mês de junho no Brasil, era uma forma de festejar a boa colheita e hoje tem também o seu valor cristão, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica para os três santos: dia 13 Dia de Santo António, 24 para São João, e, 29 para São Pedro.


E assim, como tantas outras receitas, o bolo de fubá também tem diversos preparos. Podemos acrescentar queijo e teremos um bolo de fubá cremoso. Adicionar pedaços de goiabada na massa, ou fazer uma calda de goiabada e deitar por cima do bolo já pronto. Acrescentar erva-doce na massa, ou leite de coco... enfim, teremos no final um delicioso bolo de fubá.


Para mim, é uma mistura de doce, tradição, sabor e carinho familiar. E é com o mesmo carinho que preparo para minha família que irei preparar este bolo para você!


Na minha receita, além da erva-doce eu adiciono sementes de cardamomo, são perfeitas para aromatizar e dar um sabor mais cítrico ao bolo e equilibrar o doce.


Vamos a receita?

Se houver algum termo culinário diferente, use o nosso Dicionário da Cozinha.


BOLO DE FUBÁ COM ERVA DOCE E CARDAMOMO


Ingredientes:

3 ovos inteiros

1 chávena de leite

1/2 chávena de óleo

1 chávena de fubá

1 chávena de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

2 chávenas de açúcar

1 colher (chá) de erva doce

3 sementes de cardamomo moídas na hora


Modo de preparo:

1. Em um liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o óleo, o leite e misture bem.

2. Acrescente o fubá, a farinha de trigo, fermento, depois bata até a massa ficar lisa e homogênea.

3. Adicione a erva-doce e o cardamomo e misture.

4. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha.

5. Leve para assar em forno médio 180 °C, pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.


Bom apetite!




54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo