• Ana Paquete

Bacalhau com Natas

Atualizado: 7 de fev.


Uma das receitas mais tradicionais portuguesas, o Bacalhau com Natas, um prato assado no forno constituído por camadas de bacalhau, cebola, batata frita em cubos e natas, geralmente temperado com noz-moscada e pimenta branca.


Acredita-se que a receita de bacalhau com natas tenha surgido em Portugal, no século XIX, onde é consumida em datas festivas, como no Natal e na na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.


É a receita preferida do meu marido. E por vezes, faço em casa.

Sabe bem nos almoços de domingos, em datas comemorativas ou quando apetece comer um belo bacalhau.


É um prato que encanta a todos.

Seu preparo é um bocadinho demorado, mas vale a pena o resultado final.


E vamos a receita?

Utilize o nosso Dicionário da Cozinha para conhecer os termos culinários diferentes.



BACALHAU COM NATAS

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

4 postas de bacalhau demolhado (dessalgado). 1 kg de batata cortadas em cubos 6 chávenas de leite (1 litro e meio) 2 cebolas grandes 200 ml de natas (creme de leite) 100 ml de azeite 1 pitada de noz moscada 2 folhas de louro sal qb pimenta branca qb 100 gramas de pão ralado 100 gramas de queijo parmesão.


Modo de Preparo:

1. Em uma panela deite as postas de bacalhau e adicione leite. Deixe cozinhar por 5 minutos. Atenção: o leite deve cobrir as postas de bacalhau. 2. Passado 5 minutos do cozimento do bacalhau. Retire-o da panela, espere esfriar e desfie o bacalhau. Reserve o leite para uma próxima etapa da receita. 3. Corte as batatas em cubos pequenos e frite. Não é necessário fritar muito as batatas, depois elas irão ao forno com o bacalhau. 4. Numa panela refogue as cebolas, elas devem ficar lourinhas (douradinhas). Em em seguida adicione as folhas de louro e o alecrim. 5. Deite o bacalhau neste refogado e adicione um pouco do leite da cozedura do bacalhau (uma concha). 6. Adicione pimenta branca, noz moscada e verifique o sal. 7. Em seguida adicione as natas e deixe cozinhar um pouco e acrescente as batatas fritas. 8. Neste momento verifique novamente o sal e o bacalhau não pode estar muito seco. Se estiver, coloque mais um pouco de leite (uma concha) e cozinhe por mais um minuto. O bacalhau não deve estar muito líquido, ele deve estar cremoso. 9. Coloque o bacalhau em uma forma untada com azeite. 10. Deite por cima do bacalhau o pão de rosca, e por último o queijo parmesão para ficar bem crocante. 11. Leve ao forno quente (200 graus) por mais ou menos 15 a 20 minutos, ou até ficar douradinho.

Sirva com uma salada de alface, rúcula e tomates. E bom apetite!



646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo