• Ana Paquete

Bacalhau acebolado com batatas, brócolos e castanhas


“No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.”


Hoje, 11 de novembro comemora-se em Portugal o dia de São Martinho e a chegada definitiva do tempo frio. E como diz o ditado: No dia de São Martinho "faz-se o Magusto e bebe o teu vinho".

Uma tradição antiga e deliciosa.


Vou explicar melhor.


O Magusto é uma festa popular que ocorre em todo o país. Normalmente, amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanha bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras e cantam-se cantigas.

O Magusto é uma festa para conviver, celebrar e festejar!


É tradicional nesta época assar e comer castanhas. Pode-se assar no forno, no assador de castanhas ou levar ao lume para cozinhar com água erva-doce e canela.


E "Beber o teu vinho", tem a ver com o momento em que, depois da vindima (período da colheita da uva e produção do vinho), nos meses de setembro e outubro, o vinho está pronto e se prova!


Em casa, temos a tradição de comer as castanhas assadas e tomar um copo de Jeropiga. É uma bebida alcoólica tradicional em Portugal, preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, resultando numa bebida mais alcoólica que o vinho.


E São Martinho?


Diz a lenda que num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. De repente as nuvens negras desapareceram, o frio parou e o tempo aqueceu. Este bom tempo prolongou-se por três dias. Foi a recompensa por Marinho ter sido tão bom!


São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho.


E para festejar o dia de São Martinho, além de comer castanhas assadas, preparei esta receita: Bacalhau acebolado com batatas, brócolos e castanhas.


E vamos a receita?


Se for necessário, utilize o nosso Dicionário da Cozinha para conhecer os termos culinários diferentes.

Por exemplo, aqui em Portugal dizemos Brócolos, ao invés de Brócolis.


BACALHAU ACEBOLADO COM BATATAS, BRÓCOLOS E CASTANHAS

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

4 lombos de bacalhau demolhado

2 cebolas grandes

1 maço de brócolos

300 gramas de batata

2 cebolas grandes

6 dentes de alho

100 gramas de azeitonas pretas

150 gramas de castanhas

5 folhas de louro

4 raminhos de alecrim

folhas de tomilho

1 chávena de azeite

Sal qb

Pimenta qb



Modo de Preparo:

1. Pegue as castanhas, faça um corte fundo no meio e coloque em água a ferver com erva-doce por 30 minutos. Depois deste tempo, retire as castanhas deixe esfriar e retire as cascas. Reserve.

2. Numa outra panela, coze as batatas com água, sal, 2 folhas de louro e folhas de tomilho por 20 minutos. Assim que estiverem prontas retire as batatas da panela e reserve. Se quiser poder fazer "batatas ao murro", assim que esfriarem aperte as batatas para eles ficarem como na foto abaixo.

3. Prepare outra panela para cozinhar os brócolos. Limpe os brócolos, corte em pedaços e quando a água estiver a ferver, coloque-os e deixe cozinhar por 4 minutos e reserve.

4. Pegue uma panela grande coloque água suficiente para cobrir o bacalhau. Assim que a água estiver a ferver, coloque o bacalhau e deixe cozinhar por 5 minutos. Depois retire o bacalhau e reserve.

5. Corte as cebolas em meia-lua e deite em um refratário, adicione os dentes de alho inteiros, azeitonas pretas, as folhas de louro, os ramos de alecrim, um pouco de sal e regue com azeite.

Eu gosto de colocar bastante azeite, para ficar bem saboroso. Se quiser, ao invés de uma chávena coloque um pouco mais. Misture todos os ingredientes muito bem

6. Transfira para este tabuleiro o bacalhau e cobra com as cebolas e o caldo. Leve ao forno por 20 minutos a 200 graus.

7. Depois de 10 minutos, regue o bacalhau com o caldo que se formou. Adicione as batatas cozinhas, os brócolos e as castanhas e regue com o caldo.

8. Passado este tempo, seu bacalhau está pronto para servir.


Bom apetite!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo